Pronto, é muito simples.
Porque quando puxei o autoclismo olhando para o meu chichi amarelo limão, tudo ficou claro para mim.
É muito muito fácil:
pegamos numa folha de cálculo do excel.
Na primeira coluna colocamos os nossos problemas.
mas não são assim problemas do género "saúde", mas antes "dor na barriga" ou "tendinite".
isto é: interessa que sejam questões que perturbam o nosso quotidiano, de vária espécie, coisas que chateiam a nossa quarta à noite e o nosso domingo de manhã.
devem ser formulados numa frase clara, concretas.
não é preciso grande reflexão, basta escrever o que na nossa vida é uma coisa má: um problema.
Depois, a coluna a seguir é facultativa, é só para quem quiser uma tabela avançada.
aqui colocamos, numa escala de 1 a 20, o quanto o problema incomoda os nossos dias.
A seguir, para cada problema apontamos soluções, se as soubermos.
separadas por ponto e virgula, as soluções devem ser realistas, sem recorrer a milagres nem a deus, e a imaginação apenas serve na medida em que as soluções possam ser criativas.
importante: os problemas que não têm solução devem ficar com a célula em branco.
Então, na coluna seguinte, para os problemas com soluções, vamos discriminar as tarefas referentes a cada solução.
por exemplo:
problema rato na cozinha, gradação 7, solução veneno ou ratoeira, tarefa comprar veneno e pedir ratoeira e chouriço ao pai, data para conclusão quinta à noite.
coisas simples, coisas que nos vejamos a fazer no nosso dia a dia, sem pressão.
E a seguir colocamos uma data limite, uma data onde achamos que essa tarefa já estará cumprida.
o prazo pode ser até à nossa morte, mas caso seja um prazo mais curto, fazemos logo um lembrete no telemovel, no outlook, na agenda, no calendário da cozinha, qualquer coisa.
Então, com a tabela organizada, temos duas hipóteses:
para quem preencheu a coluna da gradação dos problemas, ordena-os por um ranking decrescente.
para os outros, mantêm tudo como está.
A primeira coisa que fazemos é: os problemas sem solução são eliminados.
Apenas estavam a ocupar o nosso espaço.
Podemos imprimir a tabela e colocá-la naqueles caderninhos que se usam agora, ou imprimir em letras pequenas, colocar uma fita cola à volta e guardar na carteira, ou colorir e pôr numa mica, podemos deixar só nos meus documentos.
A cada lembrete que tivermos, vamos ver se realizamos algumas das tarefas.
caso não tenhamos feito nada, há duas hipóteses:
ou se torna um problema sem solução e o eliminamos,
ou escrevemos novas tarefas com novas datas.
Simples.
Aceitação sem resignação.
E muita televisão.
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