domingo, 4 de janeiro de 2009

De Janeiro em fora, conta uma hora. E quem bem contar, hora e meia há-de achar.

Na verdade, o Inverno só começou há poucos dias.

Andei muitas horas a pé no primeiro dia do ano e hoje já é dia 4.

A meio de uma das caminhadas, falando calmamente sobre acontecimentos sérios, a minha irmã dizia-me que, desde muito nova, tinha aprendido a importância de não desperdiçar a vida.

Se a conversa não fosse tão profunda, eu ter-lhe-ia dito: por favor não vais citar a Mafalda Veiga nesta noite tão agradável...
Mas a conversa era sincera e eu disse antes que muitas vezes sentia um grande remorso, uma impressão de que, por inseguranças e medos, de que vivia menos do que podia.
Aí ela parou a marcha e disse: mas não é nesse sentido que eu falo em desperdiçar. A mim o que me assusta é desperdiçar o presente, é não perceber que no momento que estou a viver, estou a ser abençoada por muitas coisas boas.

Prosseguimos a marcha.

O meu cunhado interpôs que havia momentos do presente que não lhe interessavam viver.
A minha irmã concordou mas continuou a desenvolver a sua ideia acerca de que, se é altura para dar colo a crianças, dá-se-lhes esse colo mesmo com vozes a dizer que colo a mais estraga ou se é altura de ir comprar flores, compram-se flores (ela é um bocado floral..) mesmo que digam que é mais importante estudar. Porque as crianças deixam de ser crianças e as flores têm a sua época.
E não viver o presente é o que pode causar maiores culpas.

Eu fiquei a pensar no meu remorso, na minha impressão de que me estou a conter na vida por ser medrosa e envergonhada e porque não assumo o que realmente quero e ponderei a outra perspectiva, acerca do desperdício, que a minha irmã apresentou.
Fiz isto sem parar de andar.
Sempre a andar.
Não concluí nada, mas quis guardar tudo no coração.
Quero ser uma mulher sábia, pensei eu.
Acho que é isso que quero.
Uma mulher sábia com um bom corte de cabelo.


Foi, de facto, um bom dia para andar a pé.
E havia coisas sobre as quais era preciso falar.

Sem comentários: